top of page

MUDANÇAS CLIMÁTICAS NA CIDADE DE SÃO PAULO

Essa linha de pesquisa foca na análise de mudanças climáticas na cidade de São Paulo, buscando descrever a influência das áreas verdes urbanas e da configuração da paisagem em parâmetros climáticos da região noroeste da cidade de São Paulo. Para tanto, são usadas diferentes ferramentas como geotecnologias, tais como imagens de satélite, sistemas de informação geográfica (SIG) e análise de série temporal de parâmetros climáticos. 
Português

Sou um parágrafo. Clique aqui para adicionar o seu próprio texto e editar. Sou um ótimo espaço para que seus usuários saibam um pouco mais sobre você.

Redação

Sou um parágrafo. Clique aqui para adicionar o seu próprio texto e editar. Sou um ótimo espaço para que seus usuários saibam um pouco mais sobre você.

Matemática

Sou um parágrafo. Clique aqui para adicionar o seu próprio texto e editar. Sou um ótimo espaço para que seus usuários saibam um pouco mais sobre você.

Como as áreas verdes urbanas podem mitigar os impactos da mudança global do clima? Um estudo de caso na cidade de São Paulo

Pesquisadores:

  • Profa. Dra. Luciana Cavalcanti Maia Santos

  • Prof. Dr. Júlio Samuel Sávio Bernardo

  • Jaqueline de Carvalho

  • João Pedro Ocanha

  • Alicia de Magalhães Campos 

  • Maíra Silva Conde Fernandes

Financiamento: 

  • Edital de fomento para grupos de pesquisa da PRP/IFSP: Edital 823/2018

prp grupo pesquisa.png

   A mudança climática é o maior e mais complexo problema ambiental da atualidade, que possui como um de seus principais impactos o aquecimento global, sendo as cidades umas das áreas mais vulneráveis a esses impactos. Dessa forma, é prevista uma maior frequência de ondas de calor em áreas urbanas, com maior intensidade e duração. É diante desse contexto que, em 2015, a Organização das Nações Unidas, por meio da criação da Agenda 2030 estabeleceu um objetivo de desenvolvimento sustentável (ODS 13) focado apenas na questão da mudança climática: "Ação Contra a Mudança Global do Clima: Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos". Considerando esse cenário, este projeto tem como objetivo avaliar a função de áreas verdes na cidade de São Paulo como mitigadoras de impactos da mudança global do clima, fomentando ações em nível nacional para o uso dessa função ecológica como meio para adaptação frente às mudanças climáticas globais e geração de cidades sustentáveis. A área de estudo corresponde à região noroeste da cidade de São Paulo. Serão utilizadas geotecnologias para o mapeamento, caracterização e análise das áreas verdes e temperatura de superfície entre os anos de 1989 e 2019. Também será realizada uma análise da dinâmica climática utilizando dados do Instituto Nacional de Meteorologia. Por fim, serão conduzidas ações de educação ambiental sobre as mudanças climáticas e produzido um protocolo metodológico, para aplicação em nível nacional, visando identificar a função de áreas verdes urbanas como mitigadoras da mudança global do clima.

Análise espacial e conservação de áreas verdes na cidade de São Paulo: uma contribuição para cidades mais sustentáveis em tempos de mudanças climáticas

Pesquisadores:

  • Profa. Dra. Luciana Cavalcanti Maia Santos

  • Prof. Dr. Júlio Samuel Sávio Bernardo

  • Jaqueline de Carvalho (Bolsista PIBIC IFSP/CNPq)

pibic%20e%20pibiti_edited.png

As áreas verdes possuem um papel fundamental na geração de cidades mais sustentáveis, sendo uma estratégia rápida e barata para adaptação das cidades aos efeitos das mudanças climáticas. Entretanto, a degradação das áreas verdes aliada à contínua urbanização em grandes cidades, como São Paulo, vem causando mudanças profundas nas paisagens e vários impactos ambientais que ameaçam o desenvolvimento sustentável das áreas urbanas. Diante desse contexto, o presente projeto tem como objetivo mapear, quantificar e caracterizar o estado de conservação e as alterações espaço-temporais das áreas verdes da região noroeste da na cidade de São Paulo, entre os anos de 1989 e 2019. Para este estudo será utilizada uma série temporal de imagens do satélite Landsat. Serão utilizadas técnicas de geoprocessamento e sensoriamento remoto tais como: análise qualitativa (fotointerpretação) e quantitativa (classificação supervisionada e índices de vegetação).  Para avaliar o estado de conservação das áreas verdes serão calculados diferentes índices de vegetação que indicam a abundância relativa e a atividade da vegetação verde, utilizando as imagens Landsat.  Por fim, as informações geradas neste estudo irão contribuir para a conservação e  criação  de  novas  áreas  verdes urbanas em São Paulo, subsidiando a geração de cidades mais sustentáveis.

Uso de geotecnologias para o monitoramento de mudanças climáticas em paisagens urbanas: uma  análise espaço-temporal na cidade de São Paulo

Pesquisadores:

  • Profa. Dra. Luciana Cavalcanti Maia Santos

  • Prof. Dr. Júlio Samuel Sávio Bernardo

  • João Pedro Ocanha (Bolsista PIBITI IFSP/CNPq)

pibic%20e%20pibiti_edited.png

A mudança climática é o mais complexo problema ambiental da atualidade, que possui como um de seus principais impactos o aquecimento global, sendo as cidades umas das áreas mais vulneráveis. Dessa forma, é prevista uma maior frequência de ondas de calor em áreas urbanas, com maior intensidade e duração. Diante desse contexto, em 2015, a ONU, por meio da Agenda 2030 estabeleceu um objetivo de desenvolvimento sustentável (ODS 13) focado apenas na questão da mudança climática: "Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos". Considerando esse cenário, este projeto tem como objetivo avaliar a dinâmica espaço-temporal da paisagem da região noroeste da cidade de São Paulo e sua correlação com mudanças climáticas na cidade por meio da análise temporal da temperatura média de superfície. Serão utilizadas geotecnologias para o mapeamento, caracterização e análise da paisagem e da temperatura entre os anos de 1989 e 2019. Por fim, a pesquisa visa fornecer evidências sobre a importância do entendimento da dinâmica espacial da paisagem como influenciadora da temperatura e produzir de um protocolo técnico-metodológico acerca do uso e da aplicação de geotecnologias para a detecção e o monitoramento de mudanças climáticas em paisagens urbanas.

ifsptpb.png
cnpq-logo.png
bottom of page